Livro: Olhares sobre a atuação do profissional da Ciência da Informação

capa_olhares
Organizado pelo professor Cláudio Marcondes de Castro Filho, do Curso de Ciências da Informação e da Documentação da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto, foi publicado neste mês (agosto/2013) o livro “Olhares sobre a atuação do profissional da Ciência da Informação”.
O livro é mais um esforço conjunto de docentes do curso de Ciências da Informação e da Documentação (CID) da USP de Ribeirão Preto e de convidados de outras universidades brasileiras.
Editado pela Editora Todas as Musas pode ser encontrado no site da própria editora ou ainda em livrarias que estão dentro da rede de distribuição da editora.
Sumário:
O bibliotecário como profissional da informação: o mundo do trabalho, habilidades e competências.
Claudio Marcondes de Castro Filho; Ana Carolina Cintra Faria; Daniela de Souza dos Santos
Cultura & Informação: perspectivas para a formação e a atuação do profissional da Ciência da Informação.
Marco Antônio de Almeida
Apontamentos sobre a incorporação de e-books e tablets em bibliotecas: papel do profissional da informação.
Marcia Regina da Silva
Os desafios do bibliotecário no tratamento temático da informação: entre o ideal e o real no fazer cotidiano profissional.
Vera Regina CasariBoccato; Milena PolsinelliRubi
Responsabilidade social do profissional da informação em uma sociedade democrática: do monopólio do conhecimento à liberdade de informação.
Rodrigo Ruiz Sanches
A atuação promissora dos Profissionais da Informação na Saúde Pública.
Edlaine Faria de Moura Villela
Atuação de profissionais da informação em organizações privadas: o caso CID/USP.
Leonardo Guimarães Garcia; Ana Carolina Cintra Faria; Glauber Noccioli de Souza; Igor Soares Amorim; Matheus Cardozo Maia; Nayara CristiniBessi; Sandra Mônica de Freitas Dias
O profissional da Informação no contexto das TIC´s: aplicação do conceito de Wiki em empresas de desenvolvimento de software.
José Eduardo Santarém Segundo; Rafael Donadi
Perfil profissional entre o cientista da informação e o profissional de relações públicas.
Gleice Marques Pereira; Solange Puntel Mostafa.
A idéia de biblioteca pública em um tratado biblioteconômico do século XVIII: Paolo Maria Paciaudi e a constituição da Regia Biblioteca de Parma.
Giulia Crippa
O efeito imaginário em curso: discursividades sobre/do bibliotecário.
Mavi Galante ManceraDall´Acqua Carvalho; Lucília Maria Sousa Romão; Fernanda Correa Silveira Galli.
Sinopse:
Este livro é destinado aos estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação, aos profissionais que organizam e disseminam a informação e aos que contribuem para o avanço das pesquisas na área de Ciência da Informação. O livro aborda, de maneira didática e aprofundada, importantes conceitos, revisão de literatura e pesquisas científicas que traçam um panorama do profissional da informação e seu vasto campo de atuação, tornando-se um fundamental sujeito neste mundo cada vez mais complexo e dinâmico, onde a informação (e sua recuperação) estão sendo consideradas estratégicas nas relações pessoais e comerciais. A obra é uma tentativa de compreender o campo e algumas de suas relações, oferecendo ao leitor perspectivas novas e inovadoras que ainda não estão plenamente consagradas, seja pela incompreensão da importância do profissional da informação, seja pela dificuldade natural pela qual passa a sociedade em absorver a tecnologia e democratizar o acesso à informação para todos que dela necessitam.
Vale a pena a leitura!

2 Comentários

  1. Me gusta leer y visitar blogs, aprecio mucho el contenido, el trabajo y el tiempo que ponéis en vuestra web. Buscando en en la red he encontrado tu web. Ya he disfrutado de varios publicaciones, pero este es muy ameno, es unos de mis temas predilectos, y por su calidad me ha distraído mucho. He puesto tu sitio en mis favoritos pues creo que todos tus artículos son interesantes y seguro que voy a pasar muy buenos ratos leyendolos.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*