Sony admite novo roubo de dados de seus serviços online

Serviço de games Sony Online Entertainment também foi vítima do ataque que atingiu a rede PSN, e foi suspenso temporariamente.

A plataforma de games online Sony Online Entertainment (Station.com) também foi vítima de um ataque que resultou no vazamento de milhões de dados pessoais de seus usuários roubados, segundo um comunicado da fabricante, que também anunciou o fechamento temporário do serviço a partir de ontem (2). Segundo a companhia, o serviço de jogos foi afetado pelo ataque à rede PSN (PlayStation Network), que atinge milhões de usuários desde o final de abril.

A lista de dados vazados da Station inclui nome, endereço, e-mail, gênero, data de nascimento, número de telefone, nome de usuário e senha (criptografada). Além disso, a companhia afirma ter descoberto evidências do vazamento de informações de uma base de dados de 2007 com cerca de 12 mil cartões de créditos de usuários fora dos EUA e de 10 mil registros de cartões de débito com dados de clientes europeus do serviço.

No entanto, a empresa diz que até o momento não há informações de que sua atual base de dados de cartões de crédito também tenha sido afetada pelo ataque.

No site oficial da plataforma, que opera títulos online como “EverQuest”, a Sony justifica o fechamento “em razão de nossa investigação sobre a invasão em nossos sistemas, descobrimos um problema que garante preocupações suficientes para tirarmos o serviço do ar efetivamente”.

Entenda o casoNo dia 26/4, a  Sony anunciou que uma  “invasão externa” à sua rede online conseguiu ter acesso aos dados pessoais e talvez informações de senhas, histórico de compras e até números cartão de crédito dos mais de 70 milhões de jogadores que utilizam a rede do PlayStation 3.

O caso é tão sério que, segundo um instituto de pesquisas especializado, o prejuízo da Sony com o vazamento desses dados poderia ultrapassar os 24 bilhões de dólare.

No dia seguinte ao anúncio, começaram a surgir relatos de gamers que tiveram problemas com seus cartões de crédito, de acordo com os sites como Ars Technica e VGN 365.

Ambos afirmam ter recebido um grande número de mensagens, via e-mail, comentários e mensagens via Twitter, de leitores usuários da PSN que dizem ter tido problemas com compras ou saques não autorizados.
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