#BlackFriday … o MICO do e-commerce brasileiro.

O Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças. No Brasil o Black Friday chegou apenas em 2010.

Nos EUA a idéia é iniciar o período de vendas de natal com toda força, oferecendo aos consumidores preços atrativos e alavancando o faturamento no primeiro dia de vendas.

No Brasil há uma clara distorção do que realmente deveria acontecer. Mesmo assim estima-se que o aumento de movimento nas principais lojas virtuais brasileiras seja de 200 a 500%.

Durante essa semana eu anotei alguns produtos em alguns sites para verificar o quanto realmente é dado de desconto. Sem SURPRESA é fácil perceber que alguns produtos (top de linha) continuam com os mesmos preços, outros produtos, que já estão com versões ultrapassadas são colocados com a etiqueta PRETA, oferecendo um desconto que nada mais é do que a desvalorização normal do produto já superado por versões mais novas. Até encontrei um ou outro produto interessante, com descontos reais mesmo (10% ou 15%, nunca mais que isso… ), porém grande parte das vezes não é possível colocá-los no carrinho!!

A impressão que fica é que no Brasil as lojas tentam usar essa data para livrar seus estoques de encalhados e muito mais que isso, utilizam a data para promover (com ofertas fantasmas) seus produtos e serviços.

Hoje eu não tinha a intenção de falar sobre produtos e promoções, eu queria apenas fazer uma análise de como é o comportamento do comercio eletrônico num dia tão anunciado ao consumidor, portanto iniciei o dia entrando em diversos sites para verificar como eles estavam lidando com a grande procura do público.

BINGO…. como já era de se esperar todos os sites, com raríssimas exceções, tem problemas de acesso. As buscas não funcionam, os carrinhos de compra não carregam os produtos ou não levam o produto com o valor promocional.

Resolvi ir mais longe, tentar finalizar uma compra em alguma dessas lojas, outro furo, os sistemas de e-commerce simplesmente não efetivam a venda. Travam, desconectam, dão mensagens de erro… enfim, uma vergonha para o e-commerce brasileiro anunciar uma promoção e não conseguir nem dar navegabilidade ao usuário.

Falta estrutura, falta um mínimo de investimento nesses ambientes. Já cansei de ver as empresas com erros de logística, entrega, produtos com defeitos, mas esse não é o caso para esse post. Vim aqui apenas para notificar os problemas técnicos que as lojas virtuais vem enfrentando com acesso e efetivação das vendas.

Vou enumerar alguns dos sites que eu tentei fechar uma compra: Extra, Ponto Frio, Submarino, Americanas, Magazine Luiza, Carrefour, Ricardo Eletro, Fnac, CompraFacil, Walmart.

As Casas Bahia e a FastShop merecem um destaque na questão técnica. Apesar de não apresentarem nenhum tipo de produto com preço tão atraente mantiveram o site funcionando, mesmo que um pouco mais lento, mas funcionando e efetivando as compras.

Destaque aqui que os gerentes de TI e CIO dessas empresas precisam melhorar e evoluir muito para atender a demanda do mercado brasileiro.

Eu sempre falo que com a computação em nuvem é possível comprar mais processamento, banda… em momentos de maior procura, sazonais, porém acho que a sazonalidade é algo que não faz parte do planejamento dos analistas de sistemas dessas lojas citadas acima.

Enfim… MICO TOTAL…

 

A seguir um slideshow para quem quiser se divertir com as imagens…

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , , , ,

6 pensamentos sobre “#BlackFriday … o MICO do e-commerce brasileiro.

  1. Rafael Sica (@rafaelsica) novembro 23, 2012 às 15:39 Reply

    Ridículo essas promoções. Estou tentando comprar alguns livros desde manhã, e até o momento o máximo que consegui foi adicionar um no carrinho de compras, mas em seguida aparece o “Bad request”.

  2. Raphael Honda novembro 23, 2012 às 15:45 Reply

    Foi uma vergonha mesmo… tiveram a cara de pau de falar que o preço normal de um Galaxy S III é R$ 2.400 !

    • Eduardo novembro 23, 2012 às 16:00 Reply

      Grande Honda…. até apareceu SIII por 1400, que eu acho até legal, mas tenta fechar a compra… impossível!

  3. Eric Cordeiro de Souza novembro 23, 2012 às 16:36 Reply

    Pelo menos traz um pouco de humor para a sexta-feira. Acordei hoje, fui ler os emails da black friday, um mais engraçado que o outro. Muitos deles, colocam um preço mais alto no produto e exibem um desconto que não existe. O preço continua como estava nas semanas anteriores, mais com um desconto ilusório. “Esse é o jeitinho brasileiro”.

    • Eduardo novembro 23, 2012 às 16:47 Reply

      Isso ai Eric… nem me ative muito a isso… me preocupei mais com a questão da tecnologia para ver se os caras estavam preparados, mas vi cada absurdo! abs

  4. Claudio sergio do nascimento novembro 23, 2012 às 20:49 Reply

    Olha… Nessas horas da nojo de ser brasileiro… Essas empresas fazem o consumidor de idiota, e nos fazem gastar horas para tentar fazer uma compra…. Vou entrar com uma ação no PROCON e quero meu produto com o preço indicado!!! É uma palhaçada….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: