Lançamento – Museu Digital Odilla Mestriner

Nesta próxima sexta-feira 23/05/2014, as 14h, no Centro Cultura Palace, 1. andar,  faremos o lançamento do Museu Digital Odilla Mestriner.

Este projeto coordenado por mim (José Eduardo Santarem Segundo) é fruto de um edital de projeto USP chamado de “Aprender com Cultura e Extensão” e que se consolidou com a parceria entre o Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia da USP Ribeirão Preto e o Instituto Odilla Mestriner.

O Museu Digital Odilla Mestriner é uma plataforma eletrônica, inédita neste formato, que compreenderá grande parte dos trabalhos e material que envolveu vida e obra da artista ribeirão-pretana. Ele foi criado com o objetivo principal de disseminar ao mundo tudo que foi produzido pela artista, quebrando barreiras como espaço físico, distancia ou tempo.

convite

Estarão disponíveis online, para consulta, visita e pesquisa, além das obras da artista, o material bibliográfico e científico onde ela é citada, os catálogos de exposição onde ela teve participação, os clippings de jornais com reportagens sobre a artista, os esboços que foram criados como caminho para a obra final, entre outros materiais produzidos pela artista.

O Museu Digital utiliza uma estrutura de descrição do material, chamada de catalogação, que permite que os visitantes tenham acesso a informações detalhadas sobre cada conteúdo digital, diferente de um simples site, no Museu Digital é possível aprofundar pesquisas por características técnicas da pintura, por séries desenvolvidas ou até por período de criação da obra.

Acredita-se que o Museu Digital Odilla Mestriner abrirá portas para que novas pesquisas e estudos sejam realizados de forma mais sistemática sobre as características individuais e únicas que as obras da artista apresentam.

O Instituto Odilla Mestriner surgiu por desejo da própria artista e esforços de sua família (irmãos e sobrinhos), para a continuação de seu legado. A própria Odilla iniciou o trabalho de organização de seu acervo pessoal em 2008, com a preocupação de deixar registrada a memória de seu trabalho, porém as atividades foram interrompidas, devido seu falecimento no ano de 2009. Sua casa se tornou a sede do Instituto, situada na cidade de Ribeirão Preto – SP, o espaço possui o acervo pessoal da artista e algumas obras expostas, a casa manteve toda a configuração original deixada por ela, que inclusive conta com o ateliê de trabalho na própria casa.

A seguir temos a notícia publicada na Folha de São Paulo em 23/03/2014 sobre o Museu Digital.

2014_03_23_Museu_digital_Folha

Anúncios

Marcado:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: