Eleições 2014 – Reflexões, coisas que entendo, outras que não consigo entender.

brasil

– Ontem, votei em Ribeirão Preto e segui para Campinas, são 12 pedágios para ir e voltar, aproximadamente 1 a cada 37 km, um assalto para andar na Anhanguera. Na viagem, olhando a paisagem seca de um período ruim de chuva, lembrei que SP não tem água, fruto de falta de chuva mas também de má administração e gestão da SABESP. Foi ainda na viagem que refleti sobre os 4 meses de greve das Universidades Publicas Paulistas, entre elas a USP, maior universidade do Brasil, e durante esse tempo todo o patrão não se pronunciou a respeito. Foi ai também que lembrei das parcerias das Fatecs com as prefeituras, das unidades “diferenciadas” da Unesp… enfim, eu tento entender e não consigo o porque do Alckmin ter quase 60% dos votos e aniquilar seus adversários.

– Ribeirão Preto elegeu 5 deputados, um bom número. Acredito que o voto “distrital” é importante. Infelizmente meu candidato (Ricardo Silva, que faz ótimo mandato de vereador) teve quase 100 mil votos mas não levou a cadeira, porém Russomano e Tiririca carregaram consigo candidatos que tiveram de 20 a 30 mil votos. Continuamos votando em Tiririca, infelizmente. Pior é achar quem ainda defenda sua meia dúzia de projetos na área de cultura. Cada deputado custa aproximadamente 7 milhões de reais por ano aos cofres públicos, um cara que tem uma votação expressiva representa uma massa, portanto, na minha matemática é simples. Tiririca custa 7 milhões por ano, representa 1 milhão de pessoas (antes eram 1,3 milhões) e tem 1 projeto por ano de mandato. Como Tiririca, até que me provem o contrário, seguem Andrés Sanchez, Sergio Reis, Orlando Silva…

– Sobre a eleição pra presidente, algumas surpresas, outras nem tanto. Me surpreende mais que Aécio ganhe em SP (reduto de Lula) com mais votos que Serra em 2010 do que seja derrotado em Minas. Cantei a bola a 3 semanas que Aécio iria para o segundo turno, cantei também que a diferença seria 5% (errei por 3%) para Dilma já no primeiro turno, considero neste caso um erro estratégico da campanha de Dilma ter atacado Marina, com certeza ela seria presa fácil no segundo turno, ao contrário de Aécio, que será presidente nos próximos quatro anos. Deixar o candidato tucano para o segundo turno é um erro, principalmente porque o PSDB é muito mais forte no Brasil do que a própria Marina, sem partido e com identidade frágil, talvez se a campanha de Dilma escolhesse bater no PSDB poderia ter levado já no primeiro turno.

– Ainda sobre SP, mas agora sobre a eleição presidencial. Sabe-se que o estado é o que mais produz no Brasil (baseado em valores de arrecadação de impostos), talvez por isso continuem achando que o PSDB é o caminho do desenvolvimento. Nesse caso, penso eu, que a ótima e eficaz Bolsa Família dê arrepios nos paulistas, que se sentem patrocinadores de tal ação. Desta maneira fica a sensação de Robin Hood, tirar de quem trabalha para dar a quem precisa. Todo projeto social deve vir aliado ao crescimento econômico, se quem produz não se sente roubado com impostos astronômicos e juros altos, não haverá problema com investimento na área social. Acredito que principalmente nas regiões que vivem da produção da cana/etanol votar em Dilma seria uma heresia.

– Sobre Marina, acho que ela seria uma boa vice, mas também não acredito nela. Posicionamentos duvidosos, envolvimentos mal explicados com a igreja talvez tenham pesado. Ainda tento entender como meu candidato pode cair com um Cessna. Penso que ela deva se posicionar no segundo turno, senão nunca vai passar dos 20%. Ou se apresenta como aliada da Dilma ou como oposição e direita como o Aécio, ficar em cima do muro novamente será ruim para ela, principalmente estando em um partido desfigurado após perder Eduardo Campos.

– Para finalizar, sobre os posicionamento de meus amigos no facebook. Eu juro que gostaria de ter a certeza que eles tem sobre nossos candidatos! Sinceramente, não consegui ter convicção ainda.
– Impressionante a velocidade com que os votos foram apurados!

Anúncios

Marcado:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: