Esqueça um livro – Ribeirão Preto

Neste dia 12/03/15, Dia do Bibliotecário, o Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia, da USP Ribeirão Preto, promove o “Esqueça um livro – Ribeirão Preto”.

A ação é baseada no projeto “Esqueça um livro” de Felipe Brandão (http://projetoesquecaumlivro.tumblr.com/sobre).

O objetivo principal é incentivar a estimular a leitura das pessoas, levando até elas, ou a pontos que elas possam ter acesso, livros de literatura adulto e infantil.

A ideia vem se desenvolvendo desde outubro de 2014. Alunos, docentes e comunidade vem sendo convidados para doar livros de forma que a atividade possa ser executada com um grande volume de exemplares, portanto desde o ano passado temos recebido doações, sempre de livros de literatura adulto e infantil (incluindo gibis).

No dia 06 de março a coordenação do curso, em conjunto com alunos e docentes fez a seleção, separação e preparação, resultando em pouco mais de 250 exemplares.

No dia 10 de março, durante a “Aula Magna” do CID, atividade que marca o início das aulas em 2015 e serve como integração para os calouros, os alunos e docentes do curso, pegaram esses livros e levaram para casa.

Neste dia 12 de março “Dia do Bibliotecário”, está sendo realizada a distribuição desses livros por toda a cidade de Ribeirão Preto. Durante todo o dia serão deixados livros nos mais variados locais da cidade. A ideia é que os livros sejam deixados em locais de fácil acesso como caixas de banco, assentos de ônibus, bancos de praças ou shoppings. Locais que o livro esquecido seja pego e levado para casa por um leitor qualquer.

Com esta atividade o Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia da USP tem como principal objetivo incentivar o gosto pela leitura, por isso os títulos são os mais variados.

Como a aquisição de livros nem sempre está ao alcance do poder aquisitivo da grande maioria da população, e a cultura da leitura não foi incentivada desde a infância, a intenção desse projeto é permitir o acesso do leitor a um título de uma forma diferente e inusitada, despertando o interesse e quem sabe o gosto pela leitura.

Todo material será identificado de forma que os leitores entendam que trata-se de uma ação de incentivo a uma cultura de leitura. Os leitores também serão convidados a posteriormente esquecer novamente o livro de forma que outras pessoas possam ser beneficiadas. Também haverá uma sinalização para que o pessoal que achar os livros na rua use a hashtag #EsqueçaUmLivroRP.

Prof. Dr. José Eduardo Santarem Segundo

Coordenador do Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia da USP/RP

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: